1 mês de Esperanto - O começo da minha jornada

 


Saluton. Me chamo Amir, 30 dias atrás eu decidi aprender Esperanto. Um idioma feito para ser global e com comunidades de falantes ao redor do mundo. Esse texto será uma reflexão aberta do que rolou nesses 30 dias e que quero compartilhar com vocês

Eu comecei a estudar usando o Duolingo. Achei muito bom para começar, os primeiros 10/15 dias foram de muito aprendizado. Porém depois notei uma deficiência no vocabulário, justamente a principal crítica ao app nas comunidades que participo. Eu sei dizer algumas cores em Esperanto mas não sabia dizer "muito obrigado" no idioma até pesquisar. O "obrigado" o Duo ensina, mas queria aprender mais cumprimentos pro cotidiano.

O que me chamou a atenção no Esperanto foram 2 coisas principais. A comunidade global que fala o idioma (estimativas apontam na faixa de 10 milhões de falantes ao redor do mundo) porém, o principal, foi a velocidade que dá para se tornar fluente. Segundo o Google, a média para um brasileiro se tornar FLUENTE no Esperanto, é de 4 meses, se o aluno estudar 1 hora, 2 vezes por semana.

Eu estou estudando a 1 mês e duvido muito que eu vá levar só 4 para aprender o idioma.

Vou procurar outros cursos além do Duolingo para focar no vocabulário e buscar a tal fluência!


Enfim, esse foi um texto/desabafo sobre esse 1o mês estudando o idioma. Multan dankon (muito obrigado) para quem leu até aqui! Me sigam no Twitter @EsperantoAmir para mais conteúdo de Esperanto em breve!

Comentários

  1. Salve!
    Não acredito que se possa aprender idioma nenhum tão rápido.
    O Esperanto merece a minha dedicação. Estou estudando a mais de 3 meses no Duolingo... É muito pouco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário